Pesca em Portugal – Tudo o que você precisa saber

Quando você está de férias em Portugal, é assim que o seu dia pode ser – descansando em uma praia de areia branca, bebendo um copo de água doce do Porto e admirando o pôr do sol. E então, no dia seguinte, você está lutando com um Marlin de 500 libras em algum lugar nas águas azuis do Atlântico. Isso é Portugal para você – a terra dos belos opostos. E se você é um pescador experiente, deve ter a pesca em Portugal na sua lista de desejos.

Este país é um dos melhores locais de pesca da Europa, especialmente se a Billfishing for a sua paixão. O país tem acesso ao Mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico, e a corrente quente do Golfo se aproxima da costa nos meses de verão. Tudo isso para criar a ação que os sonhos de pesca são feitos!

As melhores capturas de água doce em Portugal

Os portugueses adoram pescar e comer peixe, por isso passar tempo na água é uma segunda natureza para eles. É isso que os torna pescadores e guias incríveis. A pesca de água salgada é o que colocou Portugal no mapa da pesca, mas a mordida de água doce é igualmente boa. Pescadores versáteis organizam suas viagens para que possam ver todos os maiores pontos turísticos do país enquanto exploram diferentes pescarias.

É por isso que falaremos sobre o que você pode pescar na pesca de água doce e salgada, e então cabe a você decidir por onde gostaria de começar. Vamos pular direto!

A Pesca da Truta tem muito para oferecer

As espécies de trutas são as estrelas da pesca de água doce em Portugal. Esses belos peixes podem ser encontrados em rios e lagos de todo o país, e existem várias espécies que você pode atingir. A melhor época para ir atrás da truta é do início da primavera até o meio do verão, geralmente de março a agosto.

A truta marrom é a captura mais comum aqui. Eles não são apenas grandes, mas também oponentes fortes e inteligentes. A estratégia deles é ficar em um ponto em vez de correr para que você não tenha certeza se fisgou um peixe ou apenas uma planta ou rocha subaquática.

Você também pode encontrar trutas arco-íris, embora aqui elas sejam mais exóticas. Os rios de Portugal são o lar dos Browns principalmente, mas há aficionados que gostam de ir atrás dos Rainbows. Você terá mais sorte perseguindo-os na primavera e no verão. O mesmo vale para as trutas marinhas que vivem em águas costeiras, especialmente no norte do país. A mordida de Truta é excelente onde quer que vá!

Você disse “salmão”?

Sim, o Salmão está na ementa em Portugal. O Salmão do Atlântico, também conhecido como Salmão Ibérico, torna a vida dos pescadores de mosca interessante e pode ser facilmente transformado em uma bela refeição. A temporada do salmão, semelhante à temporada da truta, é de março até o final de julho.

Esses caras podem não ser tão grandes quanto seus colegas do Pacífico, mas eles lutam neles. Eles não estão em seus trajes prateados usuais, mas sim de uma cor verde profunda com barrigas amarelas. Você vai encontrá-los em rios atlânticos do Norte de Portugal, não há salmão no Mar Mediterrâneo.

Alguns dos melhores locais para atingir o salmão do Atlântico em Portugal são os rios Lima e Minho. Durante a primavera e o verão, você encontrará muitos pescadores apaixonados por mosca aqui. Junte-se a eles e descubra em primeira mão de onde vem o amor pela pesca do Salmão!

Não é festa sem achigã

Juntamente com a truta e o salmão, o achigã compõe a tríade de peixes de água doce em Portugal. Se você é fã da ação tradicional de vara e molinete, vai adorar ir atrás de Largies. A temporada de Bass começa em julho e dura até o outono e o inverno, até março. O bass pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar, incluindo a região de Elvas, a Barragem do Valle de Gaio, a Barragem do Algarve e o Rio Águeda.

A pesca do Largemouth Bass é excelente para pescadores iniciantes e famílias porque é agradável, não muito difícil, mas produtiva. Use equipamentos leves e corte sardinhas para chamar a atenção de sua presa. “Chumming” com pasta de sardinha é outra opção – coloque um pouco na água e o Bass virá até você, atraído pelo cheiro. Então, é hora de pescar!

E muito mais…

Os rios, riachos e lagos de Portugal estão repletos de uma variedade de espécies que você pode caçar em sua aventura de pesca. Se você está procurando um saco misto, você não ficará desapontado aqui.

Barbel e Carp são as capturas favoritas dos pescadores locais, principalmente porque estão em todos os lugares. Mire-os de julho a março e desfrute de uma ótima pesca de inverno.

Um curinga nessas partes é o esturjão. De janeiro e até meados do verão, você pode ficar cara a cara com esses peixes lutadores. Embora esses peixes sejam menores que o mamute esturjão do continente norte-americano, suas habilidades de luta não decepcionarão.

Como você pode ver, quando você vai pescar em água doce em Portugal, você terá muitas opções!

Principais capturas de água salgada em Portugal

É hora de entrar nas grandes ligas. A pesca em água salgada em Portugal significa ação oceânica e marítima que mudará a sua vida para sempre. A plataforma continental de 160 quilômetros que se projeta para o Atlântico e a proximidade das correntes quentes atraem predadores e moradores locais aproveitam ao máximo. Vamos ver o que você pode pegar.

Nada supera o espadim

Se há apenas uma coisa que as pessoas podem lhe dizer sobre a cena da pesca em Portugal, seria a primeira mordida de espadim azul. A pesca em alto mar desses monstros deu ao país sua reputação.

O Espadim Azul chega às águas portuguesas em julho e permanece até outubro. Durante a alta temporada, 500 libras de Marlin são uma ocorrência diária, e qualquer coisa de 600 a 900 libras também está nos cartões. Se você tiver sorte, encontrará um Blue Marlin de 1.000 libras. O espadim branco também é comum, embora geralmente esteja na faixa de 50 a 100 libras.

Para encontrar o melhor petisco, comece a sua viagem a partir do arquipélago dos Açores (1400 km do continente) ou das ilhas da Madeira (1000 km do continente). A partir daí, você terá o melhor acesso à mordida de Marlin mais produtiva.

Você os atingirá por trollagem e, quando conseguir um na linha, precisará de toda a sua força e uma cadeira de combate para chegar perto do barco. A maioria dos Marlins são liberados depois que você tira uma foto rápida com seu troféu.

Confie em nós quando dizemos que não há nada como a pesca do Marlin em Portugal. Uma vez que você der uma chance, você será viciado para a vida!

As melhores Cartas de Pesca de Espadim em Portugal

  • Flipper II Madeira
  • Boca Raton Cartas de Pesca
  • Lara Jade Pesca Desportiva
  • Gavito – Big Game Fishing O

atum rabilho e todos os seus lindos parentes

O atum rabilho gigante é a jóia da coroa de qualquer pescador de grande porte que se preze. Estes belos e valentes peixes chegam às águas portuguesas apenas por um curto período de tempo, pelo que precisa de planear bem a sua viagem.

Em julho, os Bluefins retornam ao oceano após a desova no Mar Mediterrâneo, e este é o mês para ir atrás deles. Você não precisa ir muito longe para seguir o rastro deles. Você pode encontrá-los a apenas cinco milhas da costa. Alguns espécimes podem pesar colossais 900 libras, embora as capturas comuns estejam no estádio de 200 a 500 libras.

Os guias locais juram ser amigos quando você está mirando no atum. Junto com Bluefin, você também pode pegar Yellowfin, Albacore, Bigeye e Skipjack Tuna, então não há falta de escolha. Albufeira, no distrito do Algarve, é um dos melhores locais para a pesca do atum em Portugal e o local perfeito para começar a sua expedição de atum-rabilho!

Swordfish vai tirar o fôlego

Se Marlin são os reis da pesca desportiva, então Swordfish são os próximos na linha de sucessão. Broadbill Swordfish que vive nestas partes são lutadores ferozes e prosperam em profundidades de até 2.000 pés. O início da primavera (março a abril) e o final do verão (agosto a setembro) são excelentes para a pesca com espada, embora você também possa pegá-los durante o inverno.

Se pretende apanhar o magnífico Espadarte, reserve uma viagem de pesca durante a noite nas Ilhas da Madeira para obter o máximo sucesso. Passe a noite jogando isca sobre montanhas e desfiladeiros subaquáticos, e você pode estar lutando contra esse gladiador do mar de 200 libras antes que o sol se ponha.

E muito mais…

Nem todos os pescadores estão determinados a perseguir o maior peixe, e se você é um deles, não se preocupe! A pesca em Portugal tem tudo a ver com variedade e há muitas espécies deliciosas para si.

Mahi Mahi é o prato principal da mesa, seguido de perto por Seabream, Dentex, Common Pandora, Cavala e Robalo. Você também pode fisgar Spearfish enquanto procura por seus primos maiores. A presença de Mako e Tubarões Azuis proporcionam excelentes lutas de Tubarões. Não há limite para o que você pode enrolar e para a diversão que você terá ao fazê-lo!

Tipos de Pesca em Portugal

Uma vez que tanto a acção de água doce como a salgada são fantásticas em Portugal, existem muitos tipos de pesca em oferta. Vamos falar sobre os mais populares que levarão sua aventura de pesca a novos patamares.

Fly Fishing em Portugal No

que diz respeito a este tipo de pesca, Portugal é um diamante em bruto. A pesca com mosca aqui é uma das melhores da Europa, mas poucos pescadores estrangeiros sabem disso. Isto permite-lhe desfrutar da água doce de Portugal longe das multidões.

A melhor temporada de voo é geralmente de março a julho, embora os rios não salmonídeos estejam abertos o ano todo. Espécies de Truta e Salmão são os peixes que tornam esta cena emocionante e produtiva. Alguns dos principais destinos de pesca com mosca são os rios Minho, Coura, Lima e Alva.

Pesca de Praia em Portugal

Os locais adoram passar o tempo numa praia de areia, com a sua linha na água, e pode juntar-se a eles. Esta é uma maneira acessível de pegar muitos peixes para levar para casa para o jantar. Lembre-se de que não é permitido pescar na praia quando houver banhistas na água.

Dependendo da praia que você escolher, você pode encontrar muitas espécies diferentes em sua linha. Dourado, cavala, pregado, congro e anchova estão no menu. Para os seus empreendimentos de pesca, pode visitar as melhores das melhores praias como Peniche, Praia de Faro, Costa Alentejana, Praia de Olhão e Albufeira.

Cliff Fishing em Portugal

Quer experimentar algo novo? A pesca do penhasco combina vistas deslumbrantes e a adrenalina que você procura em sua experiência de pesca.

Embora seja muito divertido, a pesca no penhasco não é para os fracos de coração, e geralmente requer algum tempo para se acostumar. Você precisa de mar calmo e terreno seguro para poder pescar com segurança. Mas é isso que o torna emocionante! E é por isso que você verá muitos locais fazendo isso. As falésias de Lagos, Vilamoura da Praia da Falésia e Portimão são perfeitas para as suas escapadelas de pesca.

Pescar com charter

Se vem pela primeira vez a Portugal, a pesca com charter é praticamente obrigatória. Isso vale especialmente para os caçadores de grandes jogos, determinados a colocar seu anzol em um peixe do tamanho de um troféu.

A pesca charter só recentemente se tornou popular neste país, mas há muitos guias para qualquer tipo de aventura que você tenha em mente. Seja pesca em recifes, pesca com mosca ou expedições em alto mar, há um especialista local para ajudá-lo a começar. Um guia experiente irá ajudá-lo a encontrar o peixe, enrolá-lo e entender os regulamentos de pesca.

Calheta, Faro, Funchal, Cascais, Açores e Albufeira são os principais locais para encontrar um charter para pesca oceânica. Na frente de água doce, você pode encontrar guias ao longo dos rios e riachos de pesca com mosca.

Os melhores pontos de pesca em Portugal

Existem tantos pontos de pesca de topo em Portugal que apenas um livro poderia cobrir todos eles. Agora que você sabe o que pode atingir, é hora de saber onde você pode encontrar a espécie escolhida. Estes são alguns dos melhores destinos de água doce e salgada para você aproveitar.

Principais pontos de pesca de água doce em Portugal

  • Rio Minho: Este rio de 200 milhas de comprimento possui truta, salmão e mordida de sável de primeira classe. O Minho também se apresenta como uma fronteira natural entre Portugal e Espanha e é o refúgio de centenas de pescadores todos os anos.
  • Lago do Alqueva: O maior lago artificial do continente, o Lago do Alqueva possui uma pesca sólida. Zander, Pike e Catfish são as capturas mais comuns, assim como Largemouth Bass e Carp.
  • Serra da Estrela: Se procura uma pescaria única, então os lagos deste parque nacional são o local perfeito para si. Aqui, você encontrará a peculiar truta zebra e outras espécies de trutas à sua disposição.
  • Rio Lima: Não há lugar melhor para a pesca do Salmão do que o Rio Lima. Os pescadores profissionais adoram vir aqui para se divertir, e algumas partes do rio só podem ser acessadas com sua licença especial. Você encontrará muitas outras espécies de água doce também!
  • Lago Alfarofia: Os caçadores de carpas adoram o Lago Alfarofia. Este pequeno mas incrivelmente produtivo corpo de água está cheio de carpas gigantes que estão sempre dispostas a lutar.

Principais pontos de pesca de água salgada em Portugal

  • Lagos: Facilmente um dos destinos de pesca continental mais populares do país, Lagos tem tudo. Vá pescar nas falésias e na praia, ou alugue um charter em alto mar para levá-lo a tubarões, peixes-agulha, atum e uma série de outras espécies.
  • Açores: Todos os caçadores de recordes acabam nos Açores mais cedo ou mais tarde. Esta é a meca da pesca grossa, onde o troféu Marlin, Atum e Tubarões são a norma, e eles têm recordes mundiais para provar isso! A temporada de pesca aqui dura de junho a novembro.
  • Peniche: Se procura uma vila piscatória tradicional, veio ao sítio certo. Em Peniche, a pesca é um modo de vida, e grandes quantidades de douradas, robalos e a diversidade de espécies vão surpreendê-lo.
  • Madeira: Outro epicentro da pesca grossa, as Ilhas da Madeira e a sua abundância de espécimes de mamute são notáveis. Pense em Marlin, Tuna, Mahi Mahi, Spearfish, Wahoo e Amberjack, todos em um só lugar, todos apenas um descartado.
  • Região do Algarve: Quer queira pescar nos recifes ou ir atrás de monstros do fundo do mar, pode fazê-lo no Algarve. Há tubarões e peixes-de-bico de um lado da região e trutas gigantes do outro, então tudo o que você precisa fazer é escolher!

Regras e Regulamentos da Pesca

Os portugueses preocupam-se muito com as suas pescarias e mantêm-nas regulamentadas, por isso é importante conhecer as regras antes de ir. Todos com mais de 14 anos precisam de uma licença de pesca. As licenças em papel não são mais emitidas e se você for perguntado sobre isso, tudo o que você precisa fazer é informar seu nome e de onde você é.

Existem diferentes tipos de licenças disponíveis. A Licença de Pesca Desportiva (Licença de Pesca Desportiva) é para a pesca de água salgada e a Licença de Pesca Desportiva em Águas Interiores é para a pesca de água doce. Há também licenças nacionais, regionais, locais, restritas e licenças especiais para pescadores não residenciais. A pesca noturna em água doce é proibida em Portugal e só pode usar duas canas com uma licença.

Pescar em Portugal – Uma aventura que você não sabia que precisava

Com seu estilo de vida mediterrâneo, natureza maravilhosa e oportunidades de pesca espetaculares, como não amar Portugal? A cultura vibrante do país mais ocidental da Europa inspira um entusiasmo pela vida. Quando você combina isso com a possibilidade de conseguir a maior pescaria de sua vida, a aventura se planeja!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *